Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria
Na última segunda-feira (20), um novo decreto municipal entrou em vigor em Juazeiro do Norte. De acordo com o decreto 519, as agências bancárias passariam a seguir novas regras de atendimento, com o objetivo de diminuir as filas e evitar aglomerações durante a pandemia do Covid-19.
O decreto estabelecia a distribuição de senhas limitadas e atendimento em regime de horário diferenciado, definido conforme faixa etária, gênero e grupo de risco do novo coronavírus. Com as novas regras de atendimento, as filas diminuíram exponencialmente.
Durante dias, a agência da Caixa Econômica Federal (CEF), localizada no Centro, registrou filas que davam a volta no quarteirão, atravessando as ruas Conceição, São Pedro e São Francisco. Já na manhã desta sexta-feira (24), a fila dessa mesma agência sequer chegava à esquina da rua em que está estabelecida.
No entanto, apesar de ter contribuído para a diminuição das filas, o decreto municipal não resolveu a questão das aglomerações. Tanto na agência da Caixa, quanto na agência do Banco do Brasil, dezenas de pessoas se aglomeram sem respeitar o distanciamento mínimo recomendado pelo Governo do Estado.
Em conversa com o Site Miséria no início dessa semana, funcionários da Caixa apontaram uma “ausência” do poder público em ações mais efetivas de organização e fiscalização nas agências bancárias e casas lotéricas. A exemplo do Crato, que demarcou no asfalto o local em que cada pessoa deve se posicionar enquanto aguarda sua vez de ser atendida e conta com a fiscalização constante de representantes da Secretaria de Segurança Pública.