Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro do Norte deverá ser contemplado com o Selo Unicef pela primeira vez
Conforme análise desses indicadores atendidos, a cidade já pode ser considerada uma das agraciadas de forma inédita.
João Boaventura Neto
Juazeiro do Norte deverá ser contemplado com o Selo Unicef pela primeira vez
Foto: Ilustrativa

Pela primeira vez Juazeiro do Norte deverá receber o Selo Unicef. O resultado oficial sairá no próximo dia 8 de dezembro, anunciando todos os municípios contemplados. Dos 12 indicadores de impacto social, o Município melhorou em 9, sendo credenciado para receber a certificação.

Conforme análise desses indicadores atendidos, a cidade já pode ser considerada uma das agraciadas de forma inédita.

A certificação é um reconhecimento internacional aos avanços de redução das desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social.

O trabalho contou com a orientação e apoio do Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, no desempenho de políticas públicas para esse resultado inédito. A conquista envolveu toda a gestão municipal na implementação de ações e iniciativas prevista no plano traçado pela comissão intersetorial, com base nas diretrizes da Certificação Unicef.

Ao longo dos quatro anos, toda as secretarias municipais se dedicaram, através da Comissão Intersetorial que foi criada, para a obtenção do Selo que vai trazer garantias às crianças e adolescentes de Juazeiro do Norte.

“É com muita alegria e emoção que recebemos essa notícia. Foi um compromisso que a gestão assumiu em mudar esses indicadores sociais na nossa querida Juazeiro. Todas as determinações dos eixos foram seguidas, transformando a realidade de crianças e adolescentes. Políticas afirmativas e bem executadas hoje são reconhecidas pelo UNICEF”, afirmou o articulador do Selo e Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto.

O relatório final das ações, apresentado na última segunda-feira, 16, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) teve parecer favorável por parte da UNICEF. Dos 12 indicadores de impacto social, o município melhorou em 9, seguindo a metodologia que inclui 17 resultados sistêmicos, ou seja, ações que o município precisou realizar.

“Passamos por todas as etapas para chegar até aqui. Tivemos muitos desafios no meio do caminho, mas conquistamos. O agradecimento a esse resultado se estende a toda gestão e ao Prefeito Arnon Bezerra que acompanhou e se envolveu em todo o processo”, concluiu a Técnica de Gestão da Sedest, Luciana Manenti.

Ao aderir ao Selo UNICEF, Juazeiro do Norte assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade