Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro do Norte é uma das cidades beneficiadas por programa do BNDES que levará internet banda larga a territórios em vulnerabilidade social
Ao todo, serão instaladas 181 torres de 4G e 5G em territórios rurais e urbanos, em 23 estados, nas cinco regiões do Brasil
Cícero Dantas
Foto: Pablo Le Roy/ MCom

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta segunda-feira (7), a liberação de R$ 100 milhões para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O projeto, elaborado pelo Governo Federal, tem como objetivo levar internet banda larga 5G a áreas em vulnerabilidade social e, dessa forma, contempla o público do Cadastro Único.

Ao todo, serão instaladas 181 torres de 4G e 5G em territórios rurais e urbanos, em 23 estados, nas cinco regiões do Brasil. No Ceará, as cidades beneficiadas são Fortaleza, Juazeiro do Norte, Aquiraz e Caucaia.

Com recursos do Programa BNDES Fust, na modalidade reembolsável, a iniciativa vai ampliar e melhorar a qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações, além de desenvolver novas tecnologias de conectividade com o objetivo de reduzir desigualdades regionais e promover desenvolvimento econômico e social.

O papel do MDS reflete seu foco em promover a inclusão social e combater a desigualdade, ao garantir que comunidades vulneráveis tenham acesso à internet, o que pode contribuir para melhorar sua inserção social e econômica”, explicou Luiz Carlos Everton, secretário de Inclusão Socioeconômica do  Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) .

A maior parte dos recursos será destinada à implementação de 145 torres de telecomunicações para atender 124 favelas espalhadas pelo País e em oito localidades rurais da Bahia, Maranhão e Piauí, localidades selecionadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

As demais torres atenderão outros 28 territórios rurais ou urbanos. Os equipamentos de rede que serão instalados nas torres de telecomunicações poderão ser utilizados por múltiplas operadoras.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade