Foto: Pablo Le Roy/ MCom
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta segunda-feira (7), a liberação de R$ 100 milhões para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O projeto, elaborado pelo Governo Federal, tem como objetivo levar internet banda larga 5G a áreas em vulnerabilidade social e, dessa forma, contempla o público do Cadastro Único.
Ao todo, serão instaladas 181 torres de 4G e 5G em territórios rurais e urbanos, em 23 estados, nas cinco regiões do Brasil. No Ceará, as cidades beneficiadas são Fortaleza, Juazeiro do Norte, Aquiraz e Caucaia.
Com recursos do Programa BNDES Fust, na modalidade reembolsável, a iniciativa vai ampliar e melhorar a qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações, além de desenvolver novas tecnologias de conectividade com o objetivo de reduzir desigualdades regionais e promover desenvolvimento econômico e social.
“O papel do MDS reflete seu foco em promover a inclusão social e combater a desigualdade, ao garantir que comunidades vulneráveis tenham acesso à internet, o que pode contribuir para melhorar sua inserção social e econômica”, explicou Luiz Carlos Everton, secretário de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) .
A maior parte dos recursos será destinada à implementação de 145 torres de telecomunicações para atender 124 favelas espalhadas pelo País e em oito localidades rurais da Bahia, Maranhão e Piauí, localidades selecionadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
As demais torres atenderão outros 28 territórios rurais ou urbanos. Os equipamentos de rede que serão instalados nas torres de telecomunicações poderão ser utilizados por múltiplas operadoras.