FOTO: Reprodução
Criado com o objetivo de regularizar a situação de negócios informais, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) cresce cada vez mais. De acordo com o levantamento realizado pelo Jornal do Cariri, os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha possuem, juntos, 21.244 Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos.
Juazeiro do Norte lidera, com 14 mil MEIs, seguido por Crato e Barbalha, com 5.145 e 2.099, respectivamente. Nas três cidades, 2.876 empresas foram abertas entre janeiro e julho de 2024. No mesmo período do ano passado, foram 2.676. Os números são da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec).
Os MEIs, com são chamados os Microempreendedores Individuais, são profissional autônomo que trabalham como pequenos empresários de forma individual. Ao se formalizar como MEI, o profissional adquire um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e tem acesso a benefícios. Para ser registrado como Microempreendedor Individual, é preciso que a área de atuação do profissional esteja na lista oficial da categoria.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará é o terceiro estado do país e o primeiro do nordeste em participação feminina entre os MEIs formalizados em seu território. No Crajubar, o setor de Serviço lidera com 47,14% do total de 12.645 Microempreendedores. Em seguida, estão Comércio 40,01% (10.755) e Indústria 12,75% (3.418).