Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro do Norte retoma ações de combate a caramujos, vetores da ‘barriga d’água’
A retomada das ações começou com a capacitação dos agentes de endemias, concluída nessa quinta-feira (11).
Rogério Brito
Esquistossomose
Foto: Reprodução

A Vigilância em Saúde de Juazeiro do Norte retomou as ações de prevenção à ‘barriga d’água’ – como é conhecida popularmente a esquistossomose –, que estavam suspensas desde o início da pandemia, em 2020. A enfermidade parasitária é transmitida por caramujos infectados.

“Desde a pandemia, esse serviço foi paralisado, e agora estamos com este projeto de retomar as atividades dos nossos agentes nesta campanha junto à população, com novas informações”, explica Nara Hellen, diretora do setor de Vigilância em Saúde de Juazeiro do Norte.

A retomada das ações começou com a capacitação dos agentes de endemias, concluída nessa quinta-feira (11). Além do trabalho de conscientização, os agentes vão às residências para verificar a presença de caramujos infectados.

“Fomos a campo treinar e entregar os potes coletores. O material é levado para análise laboratorial, e caso seja identificada alguma alteração, a pessoa é encaminhada para a Unidade Básica de Saúde para receber o tratamento”, acrescenta Nara Hellen.

De acordo com dados do setor, Juazeiro do Norte não possui índices elevados de esquistossomose. Segundo o Ministério da Saúde, a ‘barriga d’água’ está relacionada ao saneamento precário. A pessoa adquire a infecção ao entrar em contato com caramujos infectados pelos vermes causadores da condição.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade