Foto: Nelson Júnior - ASCOM TSE / Divulgação
Juazeiro do Norte segue na expectativa sobre a possibilidade de concretização de segundo turno nas eleições municipais, faltando apenas oito dias para o fim do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para regularização da situação do eleitorado junto aos tribunais eleitorais, a chance ainda existe. De acordo com a nova atualização do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o eleitorado juazeirense está em 197.732.
Frisa-se que para o estabelecimento de segundo turno é necessário que o município atinja a marca mínima de 200 mil eleitores. Dessa forma, considerado o volume atual, faltam 2.268 eleitores para que a marca seja então alcançada.
O prazo limite para que haja a regularização de títulos, solicitação de títulos novos ou mudanças de domicílio eleitoral com vistas às eleições 2024 é 8 de maio. Portanto, para que haja a concretização de um pleito em dois turnos é necessário que até esta data se verifique o contingente mencionado.
O TRE-CE tem defendido que a ação larga efetuada na municipalidade não visa necessariamente a consecução do 2° turno em Juazeiro do Norte, e sim a colocação da cidade no mesmo patamar de títulos em regularidade de outros municípios. O Tribunal detalha que o território em destaque conta com menos de 70% dos documentos eleitorais em regularidade, e que ofensiva atualmente em andamento visa levar a municipalidade ao nível dos demais aglomerados urbanos cearenses.
Há uma série de locais de atendimento na cidade, a fim de facilitar o acesso da população aos serviços de regularização. Destaca-se que há atendimento no Cariri Shopping, Câmara de Vereadores, Fórum Eleitoral, Assaí Atacadista e Supermercados Diniz.