Dona Quininha morreu no dia 14 de abril de 2016 em Juazeiro (Arquivo/Agência Miséria)
Como forma de homenagem póstuma o Site Miséria lembra, nesta quarta-feira, a passagem de exatos cinco anos da morte da professora e diretora do Colégio Salesianos São João Bosco, Joaquina Gonçalves de Santana, que era muito conhecida como “Dona Quininha”. Ela faleceu aos 93 anos de idade no dia 14 de abril de 2016 em Juazeiro do Norte e o seu corpo foi sepultado no Cemitério do Socorro
Dona Quininha nasceu em Juazeiro no dia 1º de janeiro de 1923 e morreu em sua residência na Avenida Floro Bartolomeu da Costa no centro da cidade. Ela foi a primeira Ministra da Eucaristia da Matriz em Juazeiro e o velório aconteceu na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. No magistério, deu grande parcela de contribuição à educação, sendo responsável pela formação de muitos sempre com garra, paciência, benevolência e muita responsabilidade.
Para o professor e historiador, Renato Casimiro, que foi um dos seus alunos, ensinar Matemática foi apenas um viés expressivo da vocação de Dona Quininha, do seu gosto particular desde os tempos de professora da Escola Normal Rural de Juazeiro. “Na sua atividade se esmerou pela prática exemplar de organização, de didática e de muita responsabilidade”, acrescentou Renato. Ela era irmã do Professor Santana, que foi Secretário de Educação em Juazeiro e morreu aos 58 anos em Minas Gerais.