Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro lembra 5 anos da morte do Coronel Humberto Bezerra, que foi prefeito do município
Ele nasceu em Juazeiro no dia 3 de junho de 1926 e faleceu aos 93 anos no dia 28 de março de 2020 em Fortaleza.
Demontier Tenório
Coronel Humberto Bezerra morreu no dia 28 de março de 2020 em Fortaleza. (Foto: Reprodução)

Como forma de homenagem póstuma o Site Miséria lembra exatos 5 anos da morte do coronel Humberto Bezerra, que transcorre nesta sexta-feira. Ele nasceu em Juazeiro no dia 3 de junho de 1926 e faleceu aos 93 anos no dia 28 de março de 2020 em Fortaleza. Era irmão gêmeo do ex-governador do Ceará, Coronel Adauto Bezerra, que morreu no dia 3 de abril de 2021. Além de prefeito de Juazeiro, Coronel Humberto foi deputado federal, vice-governador e presidente do Bicbanco.

Sua esposa Norma da Silva Bezerra morreu no dia 5 de outubro de 2023 aos 86 anos. Francisco Humberto Bezerra de Menezes era de tradicional família no Cariri, com importante participação na área de negócios comerciais, industriais, financeiros e agrícolas. Filho de José Bezerra de Meneses e Maria Amélia Bezerra de Meneses, também fez carreira política com os irmãos Leandro, Adauto, Orlando e Alacoque que foi senadora.

No ano de 1943 ele ingressou na Escola Militar de Realengo (RJ), sendo declarado aspirante a oficial em dezembro de 1949, segundo-tenente em 1950, primeiro-tenente em 1952 e promovido a capitão em 1956. Durante sua carreira militar, fez o curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e, também, exerceu o cargo de assessor técnico do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS).

No ano de 1962 foi eleito prefeito de Juazeiro e, quatro anos depois, deputado federal. Coronel Humberto assumiu o cargo na Câmara no ano de 1967 época em que foi promovido a major e a tenente-coronel. Depois, foi para a reserva, no posto de coronel. Eleito por via indireta vice-governador do Ceará, em 1970, na chapa de César Cals, cujo cargo assumiu após deixar a Câmara.

No ano de 1974 teve o nome cogitado para ser governador do Ceará, mas o indicado foi o seu irmão Adauto Bezerra. Dessa forma, em 1975, voltou a concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, sendo novamente eleito. Ele renunciou ao mandato a fim de assumir a Secretaria para Assuntos Municipais do Ceará, criada por seu irmão com o objetivo de estreitar relações políticas com as prefeituras do interior.

Já no ano de 1981 o coronel Humberto Bezerra tornou-se presidente do Bicbanco, instituição financeira fundada por seu pai em 1938. Em 1995 fundou a Associação Assistencial José Bezerra de Meneses em Juazeiro e, no ano de 2003, recebeu o troféu Sereia de Ouro do Sistema Verdes Mares de Comunicação. Somente no dia 25 de agosto de 2021 as cinzas do ilustre filho juazeirense foram sepultadas no túmulo da família Bezerra de Menezes no Cemitério do Socorro.

Compartilhar
Comentar