Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro lembra hoje os 10 anos da morte do escritor Zeca Marques
Demontier Tenório
Juazeiro lembra hoje os 10 anos da morte do escritor Zeca Marques
Zeca Marques era uma pessoa bastante querida em Juazeiro (Divulgação)

Como forma de homenagens póstumas o Site Miséria lembra, nesta quarta-feira, os 10 anos da morte do ourives Zeca Marques e 120 anos de nascimento do ex-prefeito José Monteiro de Macedo. O primeiro faleceu em consequência de insuficiência renal prestes a comemorar os seus 97 anos de idade. José Marques da Silva foi um dos mais conhecidos e conceituados ourives de Juazeiro do Norte e teve participação ativa na vida social e comercial da cidade.

Ele foi presidente da Associação Protetora dos Animais; do Conselho Superior da União Beneficente e da Sociedade Cultural Beneficente José Marrocos; Secretário da Associação de Assistência aos Menores Abandonados; e do Juizado de Menores, além de diretor da Sociedade de Amparo aos Mendigos e Tesoureiro da Associação Comercial. Zeca Marques iniciou sua vida maçônica em 1948 quando ocupou vários cargos, culminando com o de Venerável da Loja Cavalheiros Espartanos.

Apesar da pouca escolaridade chegou a publicar cinco livros, sendo dois sobre a Maçonaria, dois sobre Padre Cícero e um contando como educou seus filhos. Com os recursos oriundos de sua ourivesaria conseguiu diplomar cinco filhos: José Walter (engenheiro), Samuel Wagner (oficial-aviador da Força Aérea Brasileira), Jorge Luiz (engenheiro-químico) e Daniel Walker (professor) todos já falecidos, estando vivo o engenheiro Carlos Alberto.

ZÉ MONTEIRO – O Site Miséria lembra ainda exatos 120 anos de nascimento do ex-prefeito de Juazeiro e ex-deputado estadual José Monteiro de Macedo, que morreu aos 89 anos no dia 27 de novembro de 1989. Ele nasceu no dia 2 de setembro de 1890 em Cabaceiras (PB) e passou a residir em Juazeiro no ano de 1918 quando a cidade tinha apenas sete anos de emancipação política. Aqui tornou-se amigo do Padre Cícero, foi Interventor Municipal (1947) e prefeito eleito por duas vezes.

Além disso, juiz substituto da Comarca de Juazeiro e deputado estadual. Como prefeito, Zé Monteiro comprou três possantes motores para a empresa elétrica de então, instalou telefones automáticos, reformou o mercado público e construiu as pontes sobre os rios Carás e Carité. Além disso, ergueu o Arco dos Salesianos, fundou a Cooperativa de Crédito e o Centro Regional de Publicidade (CRP) um serviço de autofalante para favorecer a comunicação em Juazeiro, dentre outras iniciativas.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade