Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria
Desde o início desse mês, alguns municípios e Estados estão proibindo a queima de fogueiras e fogos de artifício durante o período junino. A última proibição veio da Assembleia Legislativa da Paraíba, que se preocupa que a fumaça gerada agrave o estado de saúde das pessoas contaminadas pela Covid-19.
Já em Juazeiro do Norte…
Até o momento, a Prefeitura de Juazeiro do Norte não sinalizou qualquer regulamentação sobre a queima de fogueiras e fogos durante o período junino. Mas a Câmara dos Vereadores, através de requerimento protocolado pelo vereador Damian de Firmino, solicitou o cancelamento do período junino em Juazeiro do Norte.
Antes da solicitação da Câmara, a Prefeitura apenas orientava a população a realizar suas festas juninas dentro de casa e não acender fogueiras em “solidariedade” às “pessoas que necessitam de recuperação da Covid-19”.
E a população?
Nas publicações da Prefeitura, as opiniões se dividem. Parte dos comentários parabeniza a postura da municipalidade, enquanto outros apontam que não devem abrir mão da tradição esse ano.
O Site Miséria conversou com João Quirino Gomes, vendedor de fogueiras do bairro Antônio Vieira. De acordo com João Quirino, a venda desse ano está fraca e até o momento só vendeu duas fogueiras. No entanto, o vendedor acredita que as vendas devem melhorar nos próximos dias.
Segundo João Quirino, em 2019 ele vendeu cerca de 30 fogueiras neste período pelo valor de R$ 30 cada. Mas até esta sexta-feira (19), apenas duas fogueiras foram vendidas pelo comerciante.