Foto: Guto Vital/Agência Miséria
O Site Miséria perguntou aos leitores, por meio de enquete, se os mesmos são favoráveis à reabertura das escolas no Cariri. Na enquete foram registrados 703 votos. Entre os opinadores, 71% (501 votos) declararam contrariedade ao retorno presencial das aulas presenciais das escolas da região do Cariri. Na contramão, 29% (202 votos) afirmam concordar com a reabertura das atividades.
O assunto tem dividido opiniões em todo o país. Na semana passada a Associação de escolas Particulares do Cariri (AEPC), contestou por meio de uma Carta Aberta destinada ao Governador do Estado, Camilo Santana, o fechamento das escolas do Cariri. 53 instituições de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo questionaram o Decreto n° 33.939/2021, responsável pelo endurecimento das medidas restritivas.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), todas as cidades do Cariri estão no nível de alerta considerado “altíssimo”. Tendo em vista o maior número de alunos matriculados, a reabertura de atividades poderia contribuir para a ampliação do número de infecções diante das incertezas das novas variantes do coronavírus.