Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Linha de frente: profissionais de enfermagem lutam por direitos e garantias no Dia do Enfermeiro
Sarah Gomes
Linha de frente: profissionais de enfermagem lutam por direitos e garantias no Dia do Enfermeiro
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (12) é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem. No Brasil, a data está sendo marcada por protestos pacíficos e campanhas em favor da aprovação do Projeto de Lei (PL) Nº 2564/2020, que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.

Em entrevista ao Site Miséria, a enfermeira e conselheira do Coren-CE, Isabelita de Luna, falou sobre a importância dos profissionais de enfermagem e do reconhecimento da profissão em meio à pandemia do coronavírus.

“Sempre somos linha de frente da saúde”, afirmou Isabelita. De acordo com a conselheira, os profissionais de enfermagem atravessam um período desafiador. Além do aumento da demanda de trabalho desde o início da pandemia, enfermeiros e enfermeiras representam uma a cada três mortes por Covid-19 entre profissionais de saúde do Ceará. 

Aclamados com salvas de palmas e comoção internacional pela atuação no enfrentamento à pandemia, os profissionais de enfermagem do Brasil aproveitaram a oportunidade para reivindicar salários melhores, aposentadoria especial e redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais. 

“A oportunidade de reconhecer esses profissionais e oferecer a valorização que eles merecem é agora”, defende Isabelita. O projeto tramita no Senado e conta com o apoio da maioria dos senadores, de figuras públicas e artistas. Em Juazeiro do Norte, um protesto pacífico aconteceu em frente à Prefeitura

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade