Socorro Acioli lançou seu primeiro livro em 2014. Foto: Divulgação
A autora cearense Socorro Acioli foi um dos grandes destaques da Flip 2023 (Festa Literária Internacional de Paraty). O evento é considerado um dos principais espaços de debate e promoção da literatura no país. Na livraria oficial da festa a autora, natural da capital cearense, despontou com a dona do título mais vendido ao longo dos dias de evento. O livro “Oração para Desaparecer”, lançado em 10 de novembro, foi o mais buscado entre os visitantes do espaço.
‘Oração para Desaparecer’ tem como motivação central de sua narrativa uma protagonista que não tem memórias de sua vida, porém, precisará reconstruí-la. Ao longo do enredo percebe-se que em meio as dificuldades vividas, a personagem tem como porto seguro a sua língua de origem, o português.
Aponta-se que Acioli ainda contou com outro livro entre o mais vendidos, trata-se de seu romance de estreia, ‘Cabeça de Santo’, entregue ao público em 2014, que ocupou a 3º posição. O livro narra a história de uma protagonista que descobre o dom de ouvir as preces de mulheres feitas à Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Pontua-se que Socorro Acioli marcou presença em um dos painéis da Flip, ela participou do evento no último dia 23. A Flip acontece desde 2003, e neste ano foi realizada entre os dias 22 e 26 de novembro.
Confira os 10 livros mais vendidos da Flip 2023:
1º ‘Oração para Desaparecer’, de Socorro Acioli (ed. Companhia das Letras)
2º ‘Autobiografia Precoce’, de Pagu (ed. Companhia das Letras)
3º ‘A Cabeça do Santo’, de Socorro Acioli (ed. Companhia das Letras)
4º ‘Salvar o Fogo’, de Itamar Vieira Junior (ed Todavia)
5º ‘Me Chama de Cassandra’, de Marcil Gala (ed. Biblioteca Azul)
6º ‘Se a Cidade Fosse Nossa’, de Joice Berth (ed. Paz & Terra)
7º ‘Torto Arado’, de Itamar Vieira Junior (ed. Todavia)
8º ‘Também Guardamos Pedras Aqui’, de Luiza Romão (ed. Nós)
9º ‘Descolonizando Afetos’, de Geni Nuñez (ed. Paidós)
10º ‘Pagu Vida-Obra’, de Augusto de Campos (ed. Companhia das Letras)