Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em Juazeiro do Norte, mais de 12 mil títulos eleitorais foram cancelados. A falta de revisão biométrica e a ausência em três eleições consecutivas sem justificativa estão entre as razões para o cancelamento. Os eleitores devem regularizar seus documentos até 8 de maio para votar nas eleições de 2024.
Eduardo Pontes, chefe da Seção de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), explicou em uma entrevista à rádio O POVO CBN Cariri que aqueles que não compareceram à revisão biométrica em 2014 tiveram seus títulos cancelados.
O cancelamento do título de eleitor impede o cidadão de votar e tem outras implicações, como a impossibilidade de ser nomeado para um cargo público, a não renovação de matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizadas pelo governo, e a proibição de obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo Governo Federal.
Eduardo Pontes informou ainda que aqueles que tiveram o título cancelado devido à ausência em eleições anteriores podem regularizar sua situação eleitoral através do site oficial do TSE ou do aplicativo e-Título. Aqueles que não têm biometria cadastrada precisam agendar um atendimento e comparecer à Justiça Eleitoral.
Juazeiro do Norte, com 184.584 eleitores, é o maior colégio eleitoral da região do Cariri. Com os cancelamentos, também se tornou o município do Crajubar com o maior número de títulos cancelados, seguido por Crato (7.319) e Barbalha (3.000). Para mais informações, o eleitor pode contatar a Justiça Eleitoral através do número 148.