Foto: Reprodução
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou a soltura de 74 animais silvestres, de 14 espécies diferentes, na região central do sertão do Ceará na última quarta-feira (17).
Os animais foram resgatados ou apreendidos por agências ambientais e enviados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), onde a maioria permaneceu até o dia da libertação.
Entre os animais estava o tamanduá-mirim, que após ser resgatado, foi levado ao Instituto Pró-Silvestre em agosto. Lá, recebeu cuidados veterinários e passou por um processo de reabilitação até dezembro. Depois, foi transferido para o Cetras para uma nova fase de reabilitação, supervisionada pela Semace e pelo Ibama. O animal foi colocado em um recinto de soft-release, onde passará por um período de adaptação antes de ser reintroduzido à vida selvagem.
Denúncias
Para denúncias de crimes ambientais, a Semace disponibiliza o Disque Natureza, que pode ser acessado pelo telefone 0800 275 2233. As denúncias também podem ser feitas online, no site semace.ce.gov.br, clicando em “Denúncia Ambiental”, ou através do aplicativo Semace Mobile (disponível apenas para dispositivos Android). A identidade do denunciante é mantida em sigilo. Denúncias também podem ser enviadas por e-mail para [email protected].