Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Médica tira dúvidas sobre doação de córneas: “pode ser feita aqui no Cariri”
A região possui uma estrutura hospitalar adequada para realizar os procedimentos, sem a necessidade do deslocamento do doador à Fortaleza.
Rogério Brito
Médica Ana Cláudia - Foto: Guto Vital/ Portal Miséria

O Hospital Santo Antônio, em Barbalha, é um dos hospitais no Cariri que realizam tanto a captação quanto o transplante de órgãos e córneas. sendo o Instituto de Olhos de Barbalha a referência para o transplante de córneas. De acordo com a Dra. Ana Cláudia, a região possui uma estrutura hospitalar adequada para realizar os procedimentos, sem a necessidade do deslocamento do doador à Fortaleza..

“Pode ser feita aqui no Cariri. Os hospitais da nossa região fazem essa captação. No caso das córneas, elas [são captadas] e vão para Fortaleza e, quando existem pacientes que precisam, os pacientes são inseridos na fila e as córneas vêm de lá [Fortaleza] para serem transplantadas”, explica a médica.

Em relação ao transplante de córneas, o procedimento é feito pelo Centro de Transplante de Córneas do Cariri, no Instituto dos Olhos de Barbalha. “Os pacientes que precisam podem fazer uma avaliação, nós inserimos na fila e solicitamos a córnea para o procedimento ser realizado aqui em Barbalha”, acrescenta.

Em entrevista à TV Miséria, Dra. Ana Cláudia esclarece, ainda, sobre a importância de o doador deixar a família ciente de sua vontade.

Assista à entrevista completa:

 

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade