Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Médica veterinária caririense fala sobre coronavírus em pets; escute o áudio
João Boaventura Neto
Médica veterinária caririense fala sobre coronavírus em pets; escute o áudio
Imagem Ilustrativa

Uma das preocupações para quem tem animais de estimação é se eles também podem contrair ou repassar o novo vírus que causou a pandemia pela qual estamos passando. A Médica Veterinária da Natue Pet Care, Dra. Vanessa Barros explica. Escute o áudio no final da matéria.

Até agora, os pets não foram infectados pela Covid-19. O Coronavírus é uma família, biologicamente falando, que já existe há algumas décadas e composta por vários tipos de vírus. Este que vem trazendo preocupação e cuidado em todo o mundo trata-se de um novo, onde ainda não há estudos e pesquisas aprofundadas sobre ele.

A veterinária e professora universitária alerta: quem estiver com suspeita deve se isolar dos animais, pois existem as mutações virais, onde o vírus muda de forma muito rápido e se adapta ao ambiente em que está.

“Por isso é muito difícil controlar uma doença viral, porque o agente causador consegue se modicar na hora da replicação que está realizando dentro das células, então ele se replica de formas diferentes”, disse.

Caso a pessoa que esteja sob suspeita ou infectada não tenha com quem deixar o animal, é importante tomar alguns cuidados como usar máscara antes de chegar perto do animal, lavar as mãos antes e depois de tocá-lo, não beijar, abraçar, não deixar ele lamber, pois como esse vírus em específico é novo, não há tanto conhecimento sobre ele. Porém destaca-se que ainda não foram relatados casos do Covid-19 em animais, ATÉ AGORA!

Os animais podem ser afetados por outros tipos de coronavírus mais comuns e que causam reações mais brandas. Os coronavírus do tipo Alfa e Beta infectam gatos e cachorros, e os do tipo Gama e Delta geralmente infectam pássaros e peixes.

Os cães infectados podem sofrer diarréias leves e os gatos podem ter Peritonite Infecciosa Felina (PIF). É importante frisar que esses coronavírus não estão associados ao atual surto.

“Prevenir é a melhor opção, além de sempre vacinar os animais!”, alerta a médica. Vanessa lembra ainda que o animal é vacinado no primeiro mês de vida e assim, fica imune de doenças comuns causadas pela família do coronavírus, como foi mencionado anteriormente, o Coronavírus que já existia.

Escute

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade