Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Médico comenta campanha ‘Dezembro Laranja’ e os cuidados para prevenção do câncer de pele
O mês de dezembro é utilizado para ampliar a conscientização e prevenção do câncer de pele.
Maurício Júnior
Foto: Guto Vital

A Sociedade Brasileira de Dermatologia utiliza o mês de dezembro para ampliar a conscientização e prevenção do câncer de pele, por meio da campanha Dezembro Laranja. Em virtude da ação, a equipe de reportagem do Portal Miséria esteve na manhã desta segunda-feira (11) no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, onde conversou com o cirurgião oncológico Alexandre Quental sobre os aspectos da doença.

De início, o profissional destaca que o cuidado deve ser redobrado em períodos com temperaturas mais quentes, como o segundo semestre do ano, se tratando da região do Cariri cearense. No entanto, pontua que o uso de protetor solar também deve ser utilizado em dias nublados.

Sobre o protetor solar, Alexandre afirma que o fator recomendando é acima de 30 e deve ser reaplicado a cada duas horas. Além disso, não é interessante ficar exposto ao sol das 10h às 16h. Até as 9h, é importante passar no máximo 15 minutos exposto.

Em relação ao câncer de pele, ele salienta que é um dos mais incidentes no mundo e no Brasil. A cada quatro diagnósticos de câncer, um de pele, sendo em média 170 mil casos por ano no país.

Os principais sintomas são manchas que crescem, coçam, criam ferida e nunca cicatriza, podendo até sangrar. Alexandre aponta que é importante a atenção, pois geralmente não há dor no câncer de pele. Os locais do corpo pode ser na cabeça e pescoço, visto que são os membros que mais ficam expostos ao sol, mas pode aparecer em qualquer local.

A chance de cura é de mais de 90%, sobretudo com o diagnóstico precoce.

Assista abaixo esses e outros detalhes na entrevista completa:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade