Foto: Guto Vital
Julho é marcado pela campanha de conscientização do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de bexiga. O mês é dedicado à campanha para que as pessoas busquem orientação e acompanhamento médico, além de realizar exames periódicos.
Nessa perspectiva, a equipe de reportagem do Portal Miséria esteve na manhã desta quinta-feira (18) no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, onde conversou com o médico Samuel Lopes sobre o assunto.
De acordo com o profissional, o câncer de bexiga acomete geralmente em pessoas do sexo masculino. Além disso é relacionado diretamente ao uso do tabagismo. “A cada três homens, uma mulher [é diagnosticada]“, afirmou.
Sobre os sintomas, Samuel alerta que o principal é a urina com sangue, com cerca de 20% de chance de haver um tumor na bexiga. Outros sintomas como dor e dificuldade para urinar também são comuns.
A prevenção pode ser feita evitando o tabagismo, e ingerindo muita água, entre outras mudanças nos hábitos cotidianos. O médico ainda falou sobre o uso do cigarro eletrônico.
Assista abaixo esses e mais detalhes sobre a doença na reportagem completa: