Ricardo Quidute - Foto: Guto Vital/ TV Miséria
O mês de outubro é marcado por ações de conscientização para o controle do câncer de mama. O médico mastologista Ricardo Quidute, do Hospital São Vicente de Paulo, esclarece que, embora a maioria dos nódulos mamários sejam benignos, é necessária uma investigação médica.
“A paciente acha que todo nódulo é maligno e fica receosa de procurar um serviço médico. Queria tranquilizar as pacientes que a maioria dos nódulos mamários são benignos. O nódulo ao seu palpável deve ser investigado, realizar uma biópsia para ter certeza se essa lesão é benigna ou maligna”, esclarece.
Quidute reforça que o autoexame é importante para identificar sintomas, como secreções nos mamilos, mas não é suficiente para o diagnóstico. O profissional orienta às mulheres a realizarem mamografias pelo menos uma vez por ano, a partir dos 40 anos.
“A apalpação é apenas um caminho para o diagnóstico. A paciente acha que apalpar a mama e não encontrando nódulo não precisa investigar. Pelo contrário, toda paciente deve ser submetida, a partir dos 40 anos, anualmente, a uma mamografia. Esse exame nós disponibilizamos aqui no hospital”, acrescenta.
Assista:
Ver essa foto no Instagram