Stênio Garcia como Padre Cícero. Foto: Acervo/TV Globo
A minissérie Padre Cícero, inspirada na história do patriarca de Juazeiro do Norte, chegou ao Globoplay como parte do Projeto Resgate.
A trama, ambientada entre 1884 e 1906, narrava a biografia do sacerdote, acusado pela igreja de desobedecer às normas e tentar criar uma nova corrente religiosa na cidade de Juazeiro. Tendo Stênio Garcia à frente do papel do Padre Cícero, a minissérie de 20 capítulos foi exibida originalmente em 1984 e contou com as interpretações de Cláudio Cavalcanti (Dom Joaquim) e Débora Duarte (Maria de Araújo).
No levantamento de material sobre a figura de Padre Cícero, os autores se conscientizaram de que não seria possível ser extremamente fiel à história. Assim, muitos personagens da minissérie são inteiramente ficcionais, enquanto outros são inspirados em personagens reais.
Débora Duarte em ‘Padre Cícero’, 1984. Foto: Nelson Di Rago/Globo
Confira a sinopse
O religioso conquista prestígio político e uma legião de seguidores com seu trabalho pastoral, que inclui noções de higiene, nutrição e cultivo da terra, além de serem atribuídas a ele a cura de alguns fiéis.
Porém, o poder e a influência desagradam às autoridades eclesiásticas. Um movimento é organizado para calá-lo, culminando num dossiê enviado ao Vaticano. O papa Leão XIII, então, exige que o clérigo renuncie publicamente aos milagres a ele atribuídos.
Em sua defesa, forma-se um verdadeiro exército de jagunços, entre eles Lampião. Como se recusa a obedecer, padre Cícero tem seus direitos sacerdotais suspensos e, impedido de atuar como religioso, intensifica sua atuação política.