Foto: Divulgação
O Complexo Ambiental Mirante do Caldas e a Universidade Regional do Cariri (Urca) reabrem, nesta sexta-feira (12), a partir das 10h, o Borboletário do Cariri.
De acordo com o Complexo, a proposta do Borboletário do Cariri é contribuir com a educação ambiental, formação de pessoal e geração de informações para o conhecimento e a conservação da biodiversidade. Além disso, o equipamento está alinhado com cinco dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas, incluindo saúde e bem-estar, através de ações que proporcionem lazer em áreas verdes, trazendo bem-estar físico e psicológico.
O projeto do Borboletário teve início em 2021, durando até 2023. Nesse período, 3.793 espécimes pertencentes a 19 espécies foram criadas no equipamento. Em dois anos de funcionamento, foram mais de 48 mil visitantes de todos os estados do Brasil e de 26 países.
Nesta nova etapa do projeto, de acordo com a URCA, 21 espécies serão criadas. Em relação às pesquisas desenvolvidas, serão realizados estudos sobre polinização e o ciclo de vida de duas espécies de borboletas que ocorrem na Chapada do Araripe.