Maria Ana Silva Barbosa, que era conhecida por “Dona Zuzinha”. No próximo mês de maio ela completaria 90 anos (Foto: Reprodução)
Vítima de complicações cardíacas, morreu na noite deste domingo em Juazeiro a professora Maria Ana Silva Barbosa, que era conhecida por “Dona Zuzinha”. No próximo mês de maio ela completaria 90 anos e residia na Rua Professora Valdemira Ribeiro Lima, 486 (Bairro Triângulo) em Juazeiro, onde o corpo está sendo velado. Após passar mal em casa, foi socorrida às pressas ao Hospital Regional do Cariri (HRC), mas faleceu pouco tempo depois.
O sepultamento está marcado para às 15 horas desta terça-feira (14) no Cemitério do Socorro em Juazeiro. Dona Zuzinha foi a última filha do poeta e tipógrafo José Bernardo da Silva, cuja tipografia deu origem a Gráfica da Lira Nordestina hoje pertencente à Universidade Regional do Cariri (URCA). Nas décadas de 60 e 70 foi professora do Grupo Padre Cícero e da Escola Virgílio Távora.
Durante 50 anos colaborou com as sucessivas edições do Jornal Folha de Juazeiro, que pertencia ao seu esposo o jornalista Jackson Pires Barbosa o qual morreu no dia 8 de agosto de 2006. Entretanto, o jornal circulou pela última vez em novembro de 2019 após 50 anos circulando. O casal teve quatro filhos: Otília; o oficial da Marinha Cícero Jackson residente em Belém (PA), o autônomo José Bernardo que morava com a mãe e a pedagoga Ana Elizabeth que reside em Goiás.