Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Morre Padre Renato Simoneto
Padre Renato teve grande atuação religiosa no município de Barbalha, como vigário paroquial e pároco da paróquia de Santo Antonio, em três oportunidades.
Toni Sousa
Foto: Reprodução

Morreu na noite desta quarta-feira, 10 de janeiro de 2024, Padre Renato Simoneto. Ele tinha 91 anos e era o mais velho sacerdote da ordem salvatoriana, no Brasil. A causa da morte não foi divulgada, mas ele já vinha com problemas de saúde há alguns anos.

Padre Renato teve grande atuação religiosa no município de Barbalha, como vigário paroquial e pároco da paróquia de Santo Antonio, em três oportunidades, de 1986 a 1987, de 1993 a 1998, e de 2008 a 2011. Era conhecido pelo poder de liderança e empreendedorismo. Foi o responsável pela construção do centro de pastoral, casa dos padres e reformas importantes na secretaria paroquial e templos do município. Foi um dos responsáveis, ao lado do advogado, Josafá Magalhães, e o então prefeito Edmundo Sá Filho, pelo resgate das quermesses da Festa de Santo Antonio, padroeiro de Barbalha.

Renato Simoneto nasceu dia 24 de junho de 1932, em Pinheiro Preto, Santa Catarina. Foi ordenado sacerdote no dia 21 de setembro de 1957, em São Paulo, pela imposição das mãos de Dom Paulo Rolim Loureiro. Ele foi pároco nos municípios de Videira-SC, Tangará-SC, Barbalha-CE, Fortaleza-CE, Campinas-SP e Cochas-SP. Assumiu inúmeras funções na ordem salesiana e também exerceu como vigário paroquial em várias cidades brasileiras. Completaria, em 2024, 67 anos de sacerdócio.

Foto: Reprodução

Superior da ordem salvatoriana, Padre Francisco Sidney, lamentou bastante. Ele disse que Padre Renato foi um exemplo de testemunho, pois tinha grande zelo apostólico e enorme amor por Nossa Senhora e a igreja católica. Buscava sempre conhecer, mas com tristeza, agradeceu as várias mensagens que vem recebendo e afirmou que os irmão e irmãs salvatorianos estão em oração pela alma de Padre Renato.

O barbalhense, Padre Samuel Alves, é pároco em Moema-SP. Ele disse que Padre Renato foi o incentivador para que entrasse na ordem salvatoriana, um líder religioso. “Padre Renato deixou um legado de amor a eucaristia, de amor a santa igreja e evangelização.Nossa cidade de Barbalha foi privilegiada em tê-lo como pai, por tê-lo como pastor”, disse. E finalizou dizendo que “Padre Renato está agora nos braços de Deus e que com certeza ele tem um lugar no céu”.

Foto: Reprodução

Padre Renato Simoneto está sendo velado na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Videira-SC. A missa de corpo presente será às 16h e o sepultamento logo em seguida no cemitério de Videira.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade