Município de Juazeiro atende surdo com Covid-19 auxiliado por Central de Libras (Guto Vital/Agência Miséria)
O município de Juazeiro do Norte, através das secretaria da Saúde (Sesau) e do Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), dispõe de Central de Libras para auxiliar no atendimento médico. Nessa quarta-feira, dia 24, foi atendido o primeiro paciente surdo com Covid-19 no município.
Ele é natural de São João do Rio do Peixe, interior paraibano, e foi identificado pela esposa Lindalva Lourenço Rolim, de 68 anos, apenas pelo primeiro nome [Francisco] de 72 anos. Ele preferiu não revelar o nome completo e não deixou ser filmado. O casal tem três filhos, sendo uma mulher e dois homens.
O diretor clínico da Unidade Covid de Juazeiro do Norte, o médico Daniel Gonçalves, fez o atendimento junto com dois interpretes da Central de Libras. Ele acionou a Sesau e Sedest e de pronto foi atendido com o envio dos interpretes para nortear a consulta ao senhor Francisco.
Daniel destacou ainda que a família do paciente estava aflita sem saber como seria o atendimento ao surdo, haja vista a dificuldade na comunicação. Com o trabalho em conjunto com a Central de Libras os familiares se tranquilizaram já que foram tiradas todas as dúvidas clínicas.
Lindalva Lourenço falou com a reportagem do site Miséria e disse que o atendimento ao esposo foi “(…) maravilhoso já que ele não tem comunicação com todo mundo. Não é todo mundo que sabe se comunicar. Achei ideal ter a pessoa certa na hora certa. O interprete para ele ajuda muito (…)”.
A Unidade de Combate ao Covid-19 funciona no Bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, e para atendimento é preciso que o paciente procure a Unidade Sentinela ou a UPA Limoeiro e de lá a Central de Regulação envia o paciente para a Unidade Covid.