
Notebook similar ao extraviado - Foto ilustrativa: Reprodução/ VW Club
A Secretaria de Segurança Pública de Juazeiro do Norte (Sesp) arquivou uma sindicância administrativa instaurada para apurar o desaparecimento de um notebook locado pela pasta. A decisão foi tomada na semana passada, sob a justificativa de “ausência de indícios concretos de autoria e impossibilidade de responsabilização disciplinar de servidores”.
O equipamento extraviado é um notebook Samsung, com processador Core i5, 8 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento. Uma consulta feita pelo Miséria indica que modelos semelhantes são vendidos, em média, por R$ 3 mil. O notebook havia sido locado pela secretaria junto à empresa Moreia Tecnologia, de Fortaleza.
Entre fevereiro e março, a comissão de sindicância realizou diligências, incluindo oitivas de servidores, consulta a registros administrativos e verificação de sistemas de controle e monitoramento. No entanto, não conseguiu determinar o paradeiro do equipamento nem apontar responsáveis pelo desaparecimento.
“A comissão concluiu que não há elementos suficientes para responsabilizar servidores ou terceiros e sugeriu a adoção de providências administrativas em relação à empresa locadora”, diz a decisão final da sindicância, assinada pelo secretário municipal de Segurança Pública, Cláudio Luz, no último dia 1º de abril.
O caso levou a secretaria a revisar seus procedimentos internos para controle de bens locados. Entre as novas medidas, estão a implementação de registros formais de movimentação e entrega dos equipamentos, além da designação de responsáveis diretos pela guarda e uso dos materiais.