Foto: Divulgação
Uma grande variedade de chocolates invade as lojas, durante o período de Páscoa, e faz a festa da criançada e também dos adultos. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a expectativa é que haja uma alta de 4,3% no volume de venda de chocolate neste ano. Já a pesquisa da Opinion Box destacou que 80% dos entrevistados confirmaram as compras de chocolate nesse período.
O fato é que é possível sim aproveitar o momento sem sair da dieta. A nutricionista da Nutrimed Cariri, Ravenna Gleica, afirma que tudo é questão de equilíbrio. Dá para seguir a dieta e consumir os alimentos de forma consciente.
“Ao escolher os chocolates ou ovos de páscoa, opte por aqueles que têm maior concentração de cacau, por serem mais saudáveis e possuírem menor teor de açúcar e, também, por ter um sabor mais intenso, logo isso faz com que sejam consumidos em menor quantidade”, explicou Ravenna.
A profissional ainda lembra sobre os cuidados extras que devem ser seguidos, como manter-se hidratado, não pular refeições, apreciar cada mordida e partilhar os chocolates com alguém.
Um alerta para os diabéticos
Aqueles pacientes diabéticos podem desfrutar da Páscoa de maneira saudável e equilibrada, mantendo o controle da sua condição. Embora exista uma variedade de chocolates diets que são específicos para as pessoas que precisam controlar a ingestão de açúcar, o médico nutrólogo da Nutrimed Cariri, Martinho Macêdo, orienta o consumo de no máximo 20 gramas de chocolate por dia.
“O chocolate diet tem menos açúcar, porém tem mais gordura para dar gosto ao alimento. Portanto, engorda mais e faz aumentar o colesterol. Os diabéticos devem manter o peso adequado, ter a vida mais saudável possível, então o recomendado por dia é, no máximo, 20 gramas de chocolate, pois a partir de 30 já causa malefícios”, orientou Macêdo.