Compartilhar
Publicidade
Publicidade
O legado é nunca desistir; relembre a história de José Vitor, criança que mobilizou o Cariri em busca de tratamento médico
Nesta entrevista a mãe do menino relembra quando não teve assistência do poder público e resolveu buscar o radialista Normando Sóracles, que impulsionou uma das campanhas mais emblemáticas do rádio caririense.
Izabelly Macêdo
Relembre a história de José Vitor, criança que mobilizou o Cariri em busca de tratamento médico
Arquivo Pessoal de Normando Sóracles

“Onde não encontrávamos apoio de prefeitos, Normando nos apoiou”, diz Adailda Severo, mãe de José Vitor da Silva, menino juazeirense que aos 10 anos acordou com fraturas pelo corpo e encontrou ajuda no radialista polêmico e popular, Normando Sóracles. Em 2014, ao saber da história, o radialista mobilizou uma campanha com os ouvintes e autoridades para conseguir tratamento médico de José Vitor nos melhores hospitais do Nordeste. Foram arrecadados R$ 15 mil numa única tarde de programação especial na rádio Tempo FM. O conjunto de esforços garantiu transporte aéreo, consultas, exames, medicamentos e estadia da família em Fortaleza e Recife e fez nascer uma relação ímpar entre o radialista e o menino.

Ainda muito abalada com o falecimento de Normando, Adailda relembra quando os caminhos entre eles se cruzaram: “Eu me lembro que uma vez ele disse assim ‘A gente nunca sabe o dia de amanhã’ e realmente… meu filho já tinha 10 anos, do nada ele acordou com várias fraturas. E começamos a realmente buscar o que tinha acontecido. Começou as pessoas entrarem com a gente. Normando quando soube, ele não pensou, não contou duas vezes pra abrir ali espaço no programa dele, na vida dele, no coração dele.”.

 

Arquivo pessoal de Normando Sóracles

 

Apesar do jeito expansivo desagradar muita gente, o barulho que Normando fazia ao microfone era a forma de chamar atenção da sociedade e dos políticos para as demandas da população mais vulnerável. O radialista era um sentimental radical, o que o afetava era levado ao extremo. “Nem que a gente peça esmola, mas eu não vou deixar você assim, meu filho querido”, ele dizia para José Vitor. A esmola não foi necessária, porque os ouvintes e amigos doaram de coração aberto.

O menino que chegou a ter 16 fraturas simultaneamente e passou parte da infância limitada à cama sem um diagnóstico preciso, voltou a andar. Para a mãe, nessa história milagrosa, Normando foi um anjo. A superação do filho dela tem muito da perseverança de Normando. Ainda em vida, o radialista vivenciou o fruto do legado com José Vitor.

A COLHEITA

Dentre tantas mobilizações feitas em 33 anos de rádio, aquela certamente foi umas das mais memoráveis do Programa do Normando e da vida do radialista que já tratava José Vitor por “meu menino”. A conexão entre os dois superava o apelo ao público por doações. Prova disso, revela Adailda, eram as vezes em que José Vitor estava na cama, sem apetite, e bastava uma ligação de Normando para ele se alimentar. Os papéis inverteram anos depois quando Normando ficou hospitalizado e recebeu visita de José Vitor. Adailda narra:

“Nós fomos visitar ele numa clínica aqui e Normando não queria comer. Vitor entrou, sentou perto dele e disse: ‘não… o senhor vai comer, vai se alimentar.’. E ele com aquele humor dele disse: ‘Vitor rapaz, ao invés de você me defender!’. Vitor passou a mão no rosto dele e disse ‘mas eu quero o melhor pra você como você sempre quer pra mim.’”. Era um mingau e Normando tomou inteiro.

PROGRAMA ESPECIAL

Na manhã do último domingo de dezembro de 2020, dia 27, foi ao ar o tributo “Programa do Normando Especial” transmitido pela casa que consolidou o radialista na região, a rádio Tempo FM. Repleto de emoções durante as quatro horas de veiculação, ouvintes de todos os cantos do Cariri, admiradores, amigos e políticos prestaram homenagens por ligações e mensagens relembrando histórias com o radialista.

José Vitor, hoje com 16 anos, fez questão de ir até o estúdio num gesto de gratidão para falar ao público sobre o padrinho. “Desistir não era uma opção”, o jovem enfatiza o maior aprendizado que teve com Normando. Assista:

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade