Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Óticas em Juazeiro reabrem hoje após demissões de funcionários e delivery sem sucesso
Sarah Gomes
Foto: Guto Vital/Agência Miséria

Um novo decreto municipal entrou em vigor nesta segunda-feira (1), em Juazeiro do Norte. Em diálogo com o último decreto estadual, o município liberou a retomada gradual de alguns setores do comércio e da indústria. No comércio, apenas atividades ligadas à saúde foram liberadas, como o funcionamento óticas.

Na manhã desta segunda-feira, a equipe de reportagem do Site Miséria visitou duas óticas localizadas no centro da cidade para entender os efeitos da pandemia para esses empreendimentos e os cuidados que serão adotados de agora em diante. 

Vendas durante a pandemia

Com as atividades presenciais suspensas em março, empresários aderiram ao sistema de delivery e fortaleceram a presença nos meios de comunicação e nas redes sociais.

Essas táticas funcionaram bem para alguns empreendimentos, para outros nem tanto. Em uma das óticas visitadas, foi exposto que as vendas por delivery não renderam praticamente “nada”. Enquanto outra, observou um “novo varejo” e foi capaz de se “reinventar”, mantendo o número de vendas e dando continuidade ao atendimento a domicílio mesmo com o retorno das atividades presenciais.

Em uma das redes de ótica, houve cerca de 50 demissões.

Foto: Guto Vital/Agência Miséria

Retorno do comércio e novos cuidados

“A gente sabe que não vai voltar como antes”, declarou o representante de uma das óticas visitadas pela equipe de reportagem do Site Miséria. De acordo com o decreto municipal, apenas 30% do quadro de funcionários está liberado para atuar presencialmente. Dos sete funcionários dessa loja, apenas três foram autorizados. 

Para retomar as atividades presenciais, as óticas de Juazeiro do Norte precisaram adotar novos cuidados. Na porta de uma das lojas visitadas, um funcionário higieniza as mãos dos clientes e distribui a proteção descartável para os pés. Além disso, só é permitida a entrada de quem utilizar máscara de proteção.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade