Foto: Guto Vital
Durante todo o mês de outubro, a campanha Outubro Rosa continua mobilizando a região do Cariri, com diversas ações voltadas para a conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo do útero. A Policlínica de Barbalha, que atende seis cidades da região, tem sido um dos principais pontos de apoio para as mulheres. Entre essas cidades está Caririaçu, de onde vem Dona Ana, uma das muitas pacientes que buscaram a unidade de saúde para realizar a mamografia, um exame essencial na detecção precoce do câncer de mama.
“Todos os anos eu venho, sempre estou aqui realizando meu exame. Eu fui ao PSF da minha área, o médico me deu o encaminhamento do Outubro Rosa, como faço todo ano. Fui até a Secretaria de Saúde do município e, em menos de 8 dias, fui chamada para realizar o exame. Hoje estou aqui”, reforçou Dona Ana.
O mastologista Dr. João Paulo Mendes, que atende na Policlínica de Barbalha, conversou com a TV Miséria e explicou que, durante o mês de outubro, o encaminhamento médico não será obrigatório para a realização do exame. “A mamografia ainda gera muito medo e angústia em algumas pacientes, que acreditam ser um exame doloroso, mas na verdade é um procedimento simples, rápido e indolor. Este mês, estamos de portas abertas, recebendo pacientes que desejam fazer o exame, mesmo sem o encaminhamento da Secretaria de Saúde, que é o procedimento habitual, como foi o caso da Dona Ana”, afirmou o médico.
O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre mulheres no mundo e uma das principais causas de morte por neoplasia. A detecção precoce pode aumentar significativamente as chances de cura, e por isso, é fundamental que as mulheres realizem a mamografia anualmente a partir dos 40 anos.
Confira a entrevista na íntegra:
Ver essa foto no Instagram