Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Pediatra do HMSVP orienta sobre o diagnóstico de autismo
O acompanhamento dos pais também é fundamental para identificar o transtorno
Cícero Dantas
Foto: Guto Vital

No Mês de Conscientização do Autismo, a equipe de Reportagem do Site Miséria esteve no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, para conversar com o médico pediatra Vagner Martins sobre a importância do diagnóstico correto para os casos de autismo. 

Segundo o médico, o transtorno pode ser identificado bem cedo através da observação atenta do desenvolvimento da criança pelos pais, sob a orientação de um pediatra.  “Existem alguns critérios que o paciente precisa apresentar. Por exemplo, dificuldade de interação social, de comunicação, na fala. Fora isso, a criança pode apresentar movimentos repetitivos, uma rigidez cognitiva. Ou seja, é uma criança que sempre mantém um certo padrão de comportamento”, comentou.

Vagner explica que o diagnóstico é multiprofissional, ou seja, deve ser feito por várias especialidades, como pediatra, neuropediatra, fonoaudiólogo. “É muito importante a realização de terapias. A equipe multiprofissional irá avaliar clinicamente, aplicar testes para fechar o diagnóstico“. 

O profissional destacou também a importância da participação familiar no cotidiano da criança. “O empoderamento familiar e a busca de conhecimento, por fontes oficiais, são essenciais para saber como lidar com a criança no dia a dia. Seja para melhorar a interação, seja para melhorar a socialização nos ambientes. Nesse aspecto, a integração com a rede escolar também se faz necessário e essencial”, enfatizou. 

Confira a matéria completa:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade