Diariamente a equipe de reportagem do Site Miséria entrevista pessoas que aguardam horas nas filas das Unidades de Testagem de Juazeiro do Norte. O relato é sempre o mesmo e condiz com o protocolo adotado, as pessoas precisam aguardar cerca de oito dias após o início dos sintomas para que possam realizar o teste rápido.
Transparência
Na manhã desta terça-feira (23), a Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que a Secretária de Saúde e vários profissionais que atuam na linha de frente da Pasta foram diagnosticados com covid-19 e afastados para cumprirem as medidas de isolamento social determinadas pela Municipalidade.
Na nota, a Secretária Glauciane Torres informa que “ao apresentar os primeiros sintomas leves realizou imediatamente o teste”.
Por que o teste foi realizado imediatamente?
Em abril deste ano, o Ministério da Saúde determinou critérios e orientações para aplicação do teste nos serviços de saúde. De acordo com o Ministério, grupos mais expostos à transmissão do coronavírus teriam prioridade na realização dos testes, como profissionais de saúde que atuam na linha de frente e profissionais de segurança pública.
Essa determinação teve como base dados de outros países, que registraram uma incidência de até 15% de Covid-19 nesses grupos. No Brasil, essa porcentagem corresponderia a cerca de 2 milhões de profissionais com potencial para serem contaminados.
Em Juazeiro
Em Juazeiro do Norte esses grupos estão sendo testados periodicamente, para que não haja contaminação em massa e esvaziamento do serviço. Segundo informações da Prefeitura, apesar de estar afastada, a Secretária de Saúde passa bem e continua a realizar seu trabalho em regime de home office.