Foto: Aerlon Avelino
Todos os olhos estão voltadas para Barbalha com a chegada do tão aguardado dia do Pau da Bandeira. Neste domingo, 2 de junho, o município abre os festejos juninos do Nordeste e recebe uma multidão de foliões para celebrar esse aparato cultural do região do Cariri cearense.
O Portal Miséria está em Barbalha, na Rua da Matriz, onde concentram-se os grupos da cultura popular tradicional, que irão seguir o trajeto da Rua do Vidéo em um desfile de exaltação à cultura caririese. Participam do momento manifestações culturais como grupos de reisado, maracatu, mateu, lapinha e maneiro pau. O cortejo culmina na Igreja do Rosário.
“Para mim a maior simbologia dessa festa de Barbalha é ser uma festa popular“, disse o professor Roberto Ramos, em referência a Festa de Santo Antônio ser uma celebração acessível que abarca todos os públicos, visto uma certa quantidade de eventos privados que também se inserem no movimento do entretenimento na região do Cariri.
Além dos grupos que se apresentarão, já é possível observar um número expressivo de público apenas neste manhã em Barbalha. De acordo com a administração pública do município, há expetativa de que cerca de 500 mil pessoas contemplem o festejo neste domingo.
Destaca-se que é previsto que o pau da bandeira seja hasteado no período da noite, em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio. A árvore escolhida para este ano foi uma Copaíba de aproximadamente 24 metros e 3 toneladas. Todo o processo, desde a escolha do tronco até a execução do corte, é com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de preservação da Biodiversidade (ICMBio). Assim, todo ano, após o corte, é realizado o reflorestamento da árvore.
Na oportunidade, o repórter Paulo Junior ainda conversou com mestres do reisado, brincantes do Grupo Mateu de Teatro.
Assista abaixo esses e muito mais detalhes na reportagem completa:
Ver essa foto no Instagram