Foto: Guto Vital
A equipe de reportagem do Portal Miséria esteve na manhã desta quarta-feira (3) acompanhando a paralisação do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (DETRAN). A greve geral dos servidores foi deflagrada em Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (SINDETRAN-CE), na última quarta-feira (27).
Os profissionais da categoria lutam pela equiparação salarial. De acordo com o agente de trânsito e transportes, Clerson Lodônio, servidores com o cargo igual ao seu recebem uma salário base de R$ 1.022. “Para que a gente tenha um salário minimamente digno no começo do mês, a gente precisa ‘tá’ trabalhando de domingo a domingo“, afirmou.
Outra pauta é a regulamentação da lei de progressão de cargo. De acordo com agente de trânsito, desde 2019 os profissionais não tem promoção na carreira.
Por fim, o Detran reivindica melhores condições de trabalho. Lodônio afirma que há postos em que existem forro de teto caindo, mofo na parede e teto desabando.
Até então, a greve é por tempo indeterminado. Alguns serviços ainda estão funcionando, com base na lei que determina o percentual de pessoas trabalhando em período de greve.
Assista abaixo esses e mais detalhes na entrevista completa:
Ver essa foto no Instagram