Foto: Andressa Yare
Será inaugurada neste sábado (27), em Potengi, uma exposição fotográfica sobre os aspectos da identidade e da oralidade coletiva da comunidade quilombola Sassaré. Batizada de “Sassaré: Memórias da terra”, a exposição será aberta oficialmente às 9h, na associação comunitária do grupo quilombola.
A exposição é resultado da pesquisa intitulada “Do quilombo à cidade: Imagem Transatlântica da comunidade quilombola de Sassaré”, da jornalista e pesquisadora potengiense Andressa Yare. O trabalho foi aprovado em primeiro lugar no Edital de Fomento ao Patrimônio, à Memória e às Artes do Território Caririense.
“Serão 20 fotografias que trazem referência à memória da localidade, com perspectiva de humanizar a imagem dos moradores e a narrativa da comunidade, dialogando com sua contemporaneidade. O objetivo é fazer um acervo ancestral da existência coletiva de Sassaré, que ainda está se descobrindo enquanto quilombo”, explica a jornalista.
Em Potengi, são 258 famílias foram imunizadas, de 601 pessoas organizadas em associação comunitária, conforme mapeamento realizado pela Comissão Estadual dos Quilombolas do Ceará (Cequirce).
A pesquisa durou seis meses e tem como olhar a quebra da narrativa das cidades em relação à zona metropolitana do Crajubar, trazendo uma nova perspectiva sobre a zona urbana, considerando o deslocamento dos moradores da comunidade quilombola até o centro de Potengi.