
Foto: Reprodução / Redes Sociais.
Praticantes de religiões de matriz africana emitiram uma nota de repúdio contra o vereador Vinícius Duarte (PSD), de Juazeiro do Norte, após uma publicação feita nesta semana. No vídeo, que registra um festejo de Carnaval com apresentação que celebra a cultura africana, é adicionada a frase “Retira-te, Satanás! Nunca me aconselhe coisas vãs. É mau o que tu me ofereces!”. Na legenda, o parlamentar escreveu “Comentários deixo por conta de vocês“, gerando críticas por discurso de intolerância religiosa.
A comunidade religiosa Ilê Axé Oxum Tunji afirmou que a atitude reforça o discurso do preconceito e racismo religioso. “É inadmissível que, em pleno século XXI, ainda precisemos reafirmar que as religiões de matriz africana fazem parte da identidade cultural e espiritual do povo negro. Não aceitamos que a fé e as manifestações culturais afro-brasileiras sejam criminalizadas ou desrespeitadas”, diz em nota.
Populares também questionaram a publicação do parlamentar. “[…] Você é religioso, e todo mundo respeita, assim como você deve respeitar o direito de culto dos outros. Não tenho religião e votei em você, não na sua crença […]”, disse uma internauta.
De acordo com o Ilê Axé Oxum Tunji é necessário que o caso não seja normalizado. “O povo negro não precisa mais esconder sua fé, sua religião, sua ancestralidade. Exigimos que as autoridades tomem as devidas providências para que manifestações de racismo religioso não sejam normalizadas ou fiquem impunes”, solicita.