Acúmulo de lixo nas margens da Avenida José Bezerra no Bairro Timbaúba (Guto Vital/Agência Miséria)
O acúmulo de entulho é um problema antigo em Juazeiro do Norte. Geralmente concentrado em terrenos desocupados e canteiros, o entulho tem amontoado em áreas residenciais e, até mesmo, em avenidas, como a José Bezerra, localizada no bairro Pio XII.
Das festas de fim ano para cá, a população juazeirense tem reclamado da sujeira desses pontos, do mal cheiro e da ausência de coleta de lixo regular. Com o início do período de chuvas na região e os riscos que o acúmulo de entulho representam para a infraestrutura e o saneamento básico da cidade, essa problemática chama ainda mais atenção.
A Prefeitura de Juazeiro do Norte reconhece o problema e atribui dois fatores agravantes: o número reduzido de coletores trabalhando nesse período e problemas mecânicos em alguns caminhões utilizados pela empresa contratada. Além disso, a atual gestão aponta que esse problema é observado desde novembro do ano passado, quando houve paralisação dos serviços de limpeza urbana.
Para resolve essa questão, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços públicos (Semasp) tem notificado a empresa responsável pela prestação de serviço e pretende realizar mutirões de limpeza após identificar todos os pontos de acúmulo de entulho na cidade. A Pasta pretende normalizar o serviço de coleta domiciliar até este final de semana.
Veja os horários de coleta divulgados pela Prefeitura de Juazeiro do Norte: