Foto: Prefeitura do Crato
A Prefeitura do Crato iniciou o acolhimento de pessoas em situação de rua durante a quarentena. O acolhimento está sendo realizado através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), que está alocando essas pessoas na sede da Pastoral do Menor, localizada no bairro Alto da Penha.
Uma vez acolhidos, os moradores são orientados a cumprir o isolamento social no espaço da Pastoral cedido pelo Padre Arileudo e lá passam a receber refeições diárias durante o café da manhã, almoço e jantar. O local foi planejado e organizado com colchões, distribuídos de acordo com as normas de espaçamento recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Diariamente, um psicólogo e um assistente social estarão dando suporte aos acolhidos. Os serviços que eram disponibilizados pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) estão sendo transferidos para a Pastoral do Menor, onde serão centralizados os esforços da gestão municipal para proteção de moradores de rua em relação ao novo Covid-19.