
Foto: divulgação
O professor cratense Gilney Matos vai representar o Nordeste durante o lançamento da Pesquisa Nacional sobre o Bullying no Ambiente Educacional Brasileiro (2024), realizada pela Aliança Nacional LGBTI+, em parceria com o Instituto Unibanco e apoio técnico do Plano CDE. O evento acontece em Brasília, nesta terça-feira (15).
Matos foi selecionado como um dos seis professores do Brasil a participar do evento, sendo o único representante do Nordeste. Ele é pedagogo, mestre e doutor em Educação e integra a rede municipal de ensino do Crato. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, ele foi o primeiro servidor de carreira do município a obter afastamento para cursar mestrado e doutorado.
A pesquisa a ser apresentada em Brasília traz um diagnóstico atualizado sobre o bullying nas escolas brasileiras, fornecendo dados que servirão de base para a implementação de novas estratégias e políticas educacionais voltadas à prevenção e ao enfrentamento do problema.
“É uma honra representar o Crato e a região Nordeste nesse debate tão essencial para nossas escolas. O combate ao bullying exige pesquisa, políticas públicas eficazes e, sobretudo, a valorização de práticas pedagógicas que promovam o respeito e a diversidade”, ressalta Matos.