Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Professor da URCA aprova projeto de spin-off acadêmica junto à FUNCAP
O Projeto é coordenado pelo Professor Dr. Frederico Romel Maia Tavares, atual Pró-reitor de Empreendedorismo e Inovação da Instituição.
Maurício Júnior
Foto: Reprodução

A Universidade Regional do Cariri (URCA) aprovou um projeto de spin-off acadêmica junto à Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (FUNCAP). O Projeto é intitulado “Inovação social aplicada ao processo de produção da Pedra Cariri com estímulo à sustentabilidade e a comercialização digital”, e é coordenado pelo Professor Dr. Frederico Romel Maia Tavares, atual Pró-reitor de Empreendedorismo e Inovação da Instituição.

De acordo com Frederico, o Projeto visa potencializar os produtos oriundos da Pedra Cariri de forma sustentável, gerando inovação social. “A gente quer gerar tanto produtos inovadores como também mostrar pro pessoal do local que ali eles têm, realmente, um tesouro bruto debaixo do chão, e que a gente pode ter sustentabilidade com aquilo ali, […] gerando produtos que eliminem o asfalto e passem a pavimentar o chão. Gerar produtos que, por exemplo, sirvam de revestimento de alta qualidade pra gente utilizar nas fachadas das residências e dos prédios. Então, existe uma infinidade de possibilidades de inovação“, explicou.

O Projeto foi aprovado por meio do Edital de Inovação nº 05/2023: Programa pesquisador empreendedor – formação de spin-offs acadêmicas.

Spin-off acadêmica

Segundo o professor Frederico, uma spin-off acadêmica é: “fruto da evolução de uma startup que é criada dentro de uma Instituição de Ensino Superior. Então, ali é apoiado o desenvolvimento dessa spin-off por meio dos conhecimentos gerados dentro da academia. Juntamente com a tríplice hélice da inovação, a gente tem a capacidade de também ter o empreendedorismo de alguém que é empreendedor, juntamente com os esforços da academia e também com algum auxílio de uma agência de fomento”, pontuou.

A tríplice hélice da inovação é formada pela universidade, a indústria e o governo, de maneira que interagem entre si para estimular o desenvolvimento por meio da inovação e do empreendedorismo.

Compartilhar
Comentar