
Foto: Reprodução
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, na última terça-feira (8), o Projeto de Lei “Mais Mulheres no Esporte”, que assegura a reserva mínima de 30% dos agendamentos em equipamentos esportivos públicos para a prática feminina. A proposta, de autoria da vereadora Pergentina Jardim (Podemos), tem como principal objetivo ampliar o acesso das mulheres ao esporte e fortalecer sua presença nas políticas públicas da área.
De acordo com a vereadora, a medida busca enfrentar uma realidade recorrente no município, onde a ocupação dos espaços esportivos é, em grande parte, dominada por equipes masculinas. “Nossa intenção é proporcionar e garantir que as mulheres tenham acesso a esses equipamentos. Porque, às vezes, elas tentam fazer o cadastro e não conseguem vaga, já que muitos desses horários já estão totalmente preenchidos por equipes masculinas”, destacou a parlamentar.
Com a aprovação na Câmara, o projeto segue agora para sanção do Poder Executivo Municipal. Uma vez sancionada, a nova lei deverá ser regulamentada pela Secretaria de Esporte, que ficará responsável por definir como será feita a aplicação da reserva nas agendas dos espaços esportivos públicos de Juazeiro do Norte.
Assista a entrevista com Pergentina Jardim:
Ver essa foto no Instagram