Mestre Antônio e Mestre Raimundo (Reisado dos Irmãos - Discípulos de Mestre Pedro). Foto: Luiz na Nuvem.
O projeto “Os saberes dos bichos: inventário dos entremeios nos Reisados de Congo em Juazeiro do Norte” inicia, em novembro, uma série de atividades para valorizar o Reisado do Congo, um patrimônio cultural do Cariri cearense. As atividades são abertas ao público e englobam oficinas, rodas de conversa, cartilhas e jogos educativos. Os momentos contam com os ensinamentos dos Mestre Raimundo e Mestre Antônio, do Reisado dos Irmãos, além do Mestre Dodô e Mestre Joãozinho, do Reisado São Francisco.
O projeto busca explorar os entremeios – conhecidos como bichos pelos brincantes – com base nos saberes transmitidos por mestres dos Reisados de dois grupos tradicionais, que têm seus líderes reconhecidos como Tesouros Vivos da Cultura do Ceará. “Mestres, mestras e brincantes, sobretudo os mais antigos que relatam algumas mudanças devido o tempo das apresentações, fazendo com que alguns bichos ou entremeios tenham deixado de aparecer. Personagens como boi, jaraguá ainda aparecem, mas outros como sapo, sereia ou bode já não são mais comuns”, explica Vitória Gomes, idealizadora da ação.
Segundo o Mestre Dodô, o saberes dos bichos é uma oportunidade de aproximar o Reisado das escolas, tornando-o acessível a crianças e adultos. “Para mim, é de grande importância levar o Reisado para as escolas, para mostrar o nosso trabalho, nossas danças, nossas peças, nossas gingas, e ensinar como se faz, tanto para as crianças quanto para os adultos e para todos que estiverem assistindo” afirma.
Programação completa
Mestres nas escolas – Oficinas sobre os bichos do Reisado de Congo
Grupo: Reisado São Francisco
Data: 5 de novembro
Horário: 9h50
Local: E.E.F João Alencar de Figueiredo
Grupo: Reisado dos Irmãos
Data: 6 de novembro
Horário: 10h
Local: E.E.F Professora Iva Emídio Gondim
Roda de Conversa: Partilha pública sobre os bichos dos Reisado de Congo e a importância deles na brincadeira
Mediação: Vitória Gomes e Flávia Gaudêncio
Data: 22 de novembro
Horário: 19h
Local: Associação Dança Cariri