
Foto: Geopark Araripe
Autoridades britânicas devolveram ao Brasil 25 fósseis que foram retirados ilegalmente da Chapada do Araripe, no Cariri, e contrabandeados para o Reino Unido. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), as peças chegaram a Brasília na semana passada e serão levadas para o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri.
O processo de repatriação dos fósseis foi iniciada após o MPF receber a denúncia de uma pesquisadora em fevereiro de 2023. Os itens, de cerca de 100 milhões de anos, eram anunciados em um mercado clandestino na Europa. Um laudo técnico identificou a presença da pedra cariri nos fósseis – material encontrado em Santana do Cariri e Nova Olinda.
Após ser constatada a origem brasileira do material, a Secretaria de Cooperação Internacional do MPF contatou as autoridades britânicas a fim de localizar o responsável pela venda ilegal. O MPF informou que continuará a investigação para tentar identificar os responsáveis por extrair ilegalmente o patrimônio público.
O MPF ainda não informou quando o material chegará ao Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. A instituição, vinculada à Universidade Regional do Cariri (Urca), abriga o acervo paleontológico da região. Após a conclusão de estudos, os fósseis ficarão expostos no museu.