Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Renais do Cariri realiza ações dedicadas ao Setembro Verde
Na próxima sexta-feira (27), a equipe estará presente na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, das 10h às 14h.
Cícero Dantas
Foto: Guto Vital/Portal Miséria

Associação dos Amigos e Pacientes Renais do Cariri está realizando ações dedicadas ao Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos, na  Praça da Sé, na cidade do Crato. Na próxima sexta-feira (27), a equipe estará presente na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, das 10h às 14h.

A ação tem como objetivo tirar dúvidas e orientar a população sobre a importância do doação. “Estamos conversando com populares sobre como funciona a doação de órgãos e, principalmente, a importância de conversar com seus familiares“, disse a enfermeira Larissa Pereira.

Embora a doação de órgãos seja fundamental para salvar vidas, o tema ainda carrega estigma e muitas famílias ainda recusam a doação. A negativa familiar é um dos principais motivos para a não realização de doações no país. “Após a morte do ente querido, apenas a família pode autorizar a doação. Por isso, durante nossas conversas, apresentamos a importância de conversar com os familiares e expor o desejo de doar os órgãos, após o falecimento“, acrescentou Larissa.

Além da mensagem da doação, a ação oferecere outros serviços como aferição da pressão arterial e teste de glicemia, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar.

Como ser um doador

Atualmente, segundo dados da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), mais de 1.700 pessoas esperam por um transplante de órgãos no Ceará. Para doar, basta que a pessoa deixe a família ciente do seu desejo. No Brasil, por lei, a doação é chamada “doação consentida” e precisa ser autorizada pelo seu responsável legal.

No Ceará, os órgãos que podem ser transplantados são: rim, fígado, córneas, pâncreas, coração e pulmão.

Confira a entrevista: 

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade