Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) comemora os 15 anos de implementação do Programa de Residências Médicas na instituição. Iniciado em 2009, a UFCA já formou 167 médicos especialistas, em sete especializações diferentes.
A Residência Médica é uma modalidade de pós-graduação lato sensu, destinada a médicos devidamente formados, sob a forma de especialização. Atualmente, a UFCA conta com residências nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria, Medicina Familiar e Comunidade, Patologia, Ortopedia e Traumatologia.
Além da comemoração dos 15 anos do Programa de Residências Médicas, a UFCA também vai celebrar a primeira cerimônia de conclusão dos médicos residentes da Instituição, nas especialidades de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Patologia. A cerimônia vai ocorrer no auditório da Famed/UFCA, no campus Barbalha, na tarde desta terça-feira.
“Fortalecer a qualificação profissional”
O professor Erich Lisboa, primeiro titular da Comissão de Residência Médica da instituição, destacou que essas especialidades são ferramentas importantes para fortalecer e promover a qualificação dos profissionais médicos após a faculdade: “As especialidades médicas melhoram os resultados nos parâmetros de saúde pública. A resolutividade dos problemas de saúde pública passam diretamente pelas especialidades médicas capazes de reduzir o impacto na saúde daquela população assistida”, ressaltou.
O professor Targínio fez parte da décima quarta turma de médicos do antigo campus avançado da UFC na região. Hoje, além de docente na instituição, Targínio é supervisor do Programa de Residências Médicas em Clínica Médica da Universidade.
Targínio explica que escolheu cursar a residência em Clínica Médica, na UFCA, porque os especialistas nessa área são quem organizam diretamente o cuidado do paciente: “O clínico [médico especialista em Clínica Médica] é quem organiza o cuidado da pessoa doente, planejando a assistência dela desde o diagnóstico até o tratamento, em todas as circunstâncias e cenários de dificuldade e gravidade”, afirmou.
Nesses 15 anos, os hospitais da região do Cariri abraçaram os residentes da instituição. Os hospitais São Vicente de Paula, Santo Antônio e do Coração, em Barbalha, foram os primeiros a receberem os residentes da UFCA. Nos anos seguintes, a Universidade firmou parcerias com o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e com o Hospital São Francisco, no Crato.