Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus, as academias de Juazeiro do Norte foram autorizadas a retornar nesta segunda-feira (21). Entretanto, para que isso fosse possível, uma série de novos protocolos foram adotados pelas empresas, colaboradores e clientes.
De acordo com o Decreto Municipal Nº 578, as academias devem funcionar com apenas 30% da capacidade de atendimento, implementar um sistema de agendamento de horários, disponibilizar o material necessário para proteção e higienização constante e determinar um distanciamento mínimo de 5 metros entre os clientes.
Para ver como isso estava sendo posto em prática, a equipe de reportagem do Site Miséria foi à R3 Action Zone, academia localizada no bairro Lagoa Seca. De acordo com a proprietária Raquel Couto, os protocolos estão sendo cumpridos e o horário de treino foi limitado ao período máximo de 1h por cliente.
O profissional de Educação Física, Eduardo Souza, revelou que perdeu mais de 70% dos alunos durante a pandemia. Apesar do revés, ele se diz “esperançoso” com o retorno. Segundo Eduardo, a maioria dos alunos que haviam dispensado o acompanhamento profissional, procuraram-no novamente após o novo Decreto.
Foi o caso de Jacinto Oliveira. O estudante de 23 anos passou os primeiros seis meses da pandemia sem praticar exercícios físicos e observou um aumento de peso. “Vou aproveitar […] pra dar o gás na academia e recuperar o tempo perdido”, declarou.