Foto: Guto Vital
Além dos show musicais que atraem multidões para a Expocrato, a feira agropecuária do evento é um atrativo dos festejos que marcam o mês de julho no município de Crato. Para entender como ocorre o bastidores dessa vertente da festa, a equipe de reportagem do Portal Miséria esteve no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, na manhã desta quinta-feira (11).
Em conversa com um dos organizadores da feira, Gonzaga de Melo, ele explicou que o volume de procura foi ampliado neste ano. Nessa perspectiva, os animais já estão chegando ao local para não haver congestionamento no centro de manejo.
Observa-se que vários estados do Nordeste são representados na feira. No entanto, Gonzaga destaca que cerca de 40%, a maioria, são animais de elite da região do Cariri. “Não deixa nada a desejar em relação aos outros estados“, afirmou.
Sobre os leilões, haverá o retorno do Leilão Misto, que abrange toda as raças e todas as categorias, no sábado (13), a partir das 16h30. A feira também irá dispor de um ‘shopping’, em que os clientes podem escolher os animais de forma diferente à prática de leilão.
A feira costumava permanecer no Parque de Exposições após o último dia de festejo, porém, essa prática está cada vez sendo menos realizada, conforme informações do organizador. Na entrevista, ele ainda fala sobre a disposição de outros animais além dos tradicionais bois e cavalos.
Assista abaixo esses e mais detalhes na entrevista completa:
Ver essa foto no Instagram