Foto: Divulgação/ Sesau
Os mês de junho o Cariri vive a época dos festejos juninos com o clima mais ameno. Com o frio, os riscos de doenças respiratórias, como gripe, resfriado, COVID-19 e viroses, aumentam. Isso porque ficar em espaços fechados para se manter aquecido pode ajudar na propagação dessas doenças
De acordo com a imunologista e pneumologista Larissa Cau Carlet, alguns sintomas característicos das doenças do período devem ser observados com cuidado, especialmente se você já tem algum quadro pré-existente.
“Se você já tem rinite e espirra diariamente, é importante estar atento a sintomas adicionais, como febre, dor de cabeça e no corpo, secreção nasal colorida e tosse. Caso esses sintomas apareçam, é aconselhável consultar um médico para diferenciar entre um quadro gripal, sinusite ou algo mais grave”, afirma.
A especialista pontua que as vacinas recomendadas para evitar complicações respiratórias no inverno incluem a vacina contra a gripe (influenza) e a vacina pneumocócica, que protege contra complicações relacionadas a pneumonias bacterianas.
A profissional também orienta que alérgicos respiratórios e asmáticos podem prevenir crises no inverno evitando exposição a poeira, mofo e pelos de animais. Manter a casa limpa e bem ventilada e tomar os medicamentos prescritos conforme orientação médica também é indispensável.
“Populações mais vulneráveis ao inverno incluem idosos, crianças pequenas, pessoas com doenças crônicas, como asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), insuficiência cardíaca e diabetes, e aqueles com sistemas imunológicos comprometidos. Para aumentar a imunidade e prevenir doenças respiratórias, é importante manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta balanceada, exercícios regulares, sono adequado e redução do estresse”, finalizou