Foto: Turismo no Cariri
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) vai realizar, no próximo dia 2 de agosto, seminário que discutirá questões relacionadas às águas subterrâneas da Bacia do Araripe, além dos desafios na gestão dos sistemas aquíferos em um cenário de demanda maior por água na região. O encontro ocorrerá no auditório do GeoPark Araripe, em Crato.
Conforme anunciado pela companhia, o seminário vai apresentar os resultados dos estudos acerca dos monitoramentos qualitativos dos aquíferos do Cariri feitos desde 2009, em parceria com a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas do Serviço Geológico do Brasil.
Em 2019, a companhia mapeou 58 fontes no Crato e 11 em Barbalha. De acordo com a Cogerh, o aumento da demanda por água no Cariri é resultado do aumento populacional e do desenvolvimento econômico e social associado à expansão agrícola.
“A companhia mantém programas de monitoramento hidrológico, especialmente das águas subterrâneas, visando conhecer melhor suas reservas hídricas e as possíveis interferências ocasionadas pelas ações humanas”, destaca.