Foto: Divulgação
Os cinco finalistas do concurso “A Comida Cearense que Virá” são: Geórgia Maria Ramos da Silva Goiana, Ivanir da Silva Pinheiro Arrais, João Deuel Dias Furtado, Maria Evânnia Benjamim de Moura e João Monteiro da Silva Neto.
Esses foram selecionados pela Comissão Julgadora do Senac/CE. Os vencedores serão conhecidos no dia 21 de agosto, após avaliação de um corpo técnico formado por instrutores e cozinheiros das empresas escola da instituição, da área de gastronomia e um integrante do Observatório Cearense da Cultura alimentar – OCCA. A grande final será no Senac Reference.
Na primeira etapa do concurso, os participantes criaram um prato principal com foco na cultura alimentar do povo cearense e apresentaram aos jurados. Devido à pandemia e ao isolamento social, a apresentação foi feita através de vídeo, em que o candidato explicou o prato, o preparo e os ingredientes, além de falar sobre seu interesse pela gastronomia.
Na inscrição, também foi enviada uma ficha técnica com ingredientes, modo de preparo e utensílios utilizados.
Os finalistas se destacaram, tendo em vista quesitos como a criatividade das propostas, o uso de insumos cearenses, a higiene e a organização no preparo dos alimentos, a apresentação dos pratos, os seus sabores e as suas texturas.
“Tivemos a ideia de lançar o concurso para mobilizar pessoas interessadas em desenvolver seus dotes culinários, amadores e estudantes de Gastronomia. Os primeiros colocados terão oportunidade de se aperfeiçoar em cursos do Senac”, reforça a consultora de Gastronomia, Vanessa Santos.
Os dois primeiros colocados ganham cursos do Senac de Bolos e Tortas e de Hamburgueria, respectivamente. O terceiro lugar leva um kit de livros de gastronomia da Editora Senac Ceará.